Escrito por: Concita Alves
No RN os atos acontecem em Mossoró e em Natal. Estão programados o acontecimento cerca de 80 atos, no Brasil
Dia 7 de setembro, movimentos sociais, movimentos populares, sindicatos e organizações realizam o 29º Grito dos Excluídos e Excluídas em todo o país. A cada ano, um tema é escolhido para estar no centro do debates, em 2023 o acesso à comida e água no país, formam o eixo do mote, que é : "Você tem fome e sede de quê?" .
O "Grito dos Excluídos e Excluídas" é um ação que ocorre no Brasil desde 1995, ao longo da semana em que se comemora o 7 de Setembro. São esperados mais de 80 atos em todo o país.
No Rio Grande do Norte, acontecem dois atos organizados por sindicatos e movimentos sociais. Em Mossoró(RN), a partir das 8hrs, dentro do desfile cívico militar que acontece no centro da cidade, concentração ao lado do ginásio esportivo Pedro Ciarline.
Em Natal, o Grito trará também como mote a prisão de Bolsonaro, o fim da violência policial e criminalização do povo pobre. A concentração será na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira, às 9h. Em seguida, os manifestantes fazem um percurso passando pelo bairro das Rocas e finalizando na Praia da Redinha.
Manifestação chega à 29ª edição em defesa da vida e contra a fome
O Grito dos Excluídos e das Excluídas vai às ruas em 25 estados brasileiros neste feriado de 7 de setembro. São dezenas atos previstos, com o tema "Você tem fome e sede de quê?", que propõe reflexões e ações em busca de alternativas para a dificuldade de acesso aos alimentos e à água. Confira ao fim deste texto lista com locais e horários.
A primeira edição do Grito foi às ruas em 1995. A proposta surgiu a partir de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com inspiração no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: "Fraternidade e Excluídos", e o lema "Eras tu, Senhor?".
Veja a lista de locais com atos programados do Grito dos Excluídos e das Excluídas de 2023(LINK CUT)