Rurais e Federação lançam projeto de formação de lideranças em Agricultura familiar
Feira da Agricultura Familiar possibilitou reflexões e acordos para fortalecer a vida das famílias agricultoras através de políticas públicas e troca de experiências
Publicado: 21 Junho, 2022 - 23h08 | Última modificação: 22 Junho, 2022 - 00h03
Escrito por: Concita Alves

Nessa sexta-feira (17), dentro da programação da 1ª Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, em Natal, foi oficialmente lançado a segunda edição do Projeto de Formação de Lideranças da Agricultura Familiar Potiguar - LIDERAF II, por sindicatos rurais e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - Fetraf-RN.
A formação de novas lideranças da agricultura é essencial para um movimento contínuo e de mobilização dos trabalhadores por seus direitos. É da agricultura familiar o maior percentual da comida que vai para a mesa dos brasileiros. De acordo com o IBGE, em 2017, o segmento respondia por 48% do valor da produção de café e banana; nas culturas temporárias, são responsáveis por 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão.
O lançamento contou com a participação de Alexandre Lima, Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, César Oliveira, diretor presidente da Instituto de Assitência Técnica e Extensão Rural /EMATER-RN, lideranças da Fetraf e agricultura familiar, entre os quais, Josana Lima, coordenadora CONTRAF-Brasil, Cícera Franco, presidenta da CooPotengí. Participaram ainda, Hildemar Peixoto, coordenador da EMATER/RN, Isolda Dantas, deputada estadual (PT) e Divaneide Basílio vereadora de Natal (PT).
Cícera Franco, presidenta da CooPotengí, lembrou a experiência do Projeto Mãos na Terra - lançado junto com o Lideraf - e que é fruto do primeiro projeto de formação sindical. Para ela, "Essa ação teve grande impacto, pois além de proporcionar assistência técnica direcionada aos Agricultores que já estão em processo de comercialização, tem alcançado e inserido outros agricultores no processo".
Nas falas foram destacados aspectos do alcance do projeto Lideraf, seus desafios e as expectativas para que essa nova etapa, seja tão exitosa quanto a anterior. Na sequência foi apresentado vídeo com a experiência do primeiro Lideraf e de como será a execução do projeto nesta segunda etapa.
O presidente da EMATER/RN, César Oliveira, falou sobre o processo histórico de criação da Frente Potiguar da Agricultura Familiar, há 20 anos, e a consequente fundação da Fetraf, nesse processo de construção de um novo sindicalismo rural. Para Oliveira " O processo de formação é de fundamental importância , pois incide diretamente na cultura do nosso povo. Esse processo que a Fetraf iniciou e tem dado continuidade é no sentido de construir uma percepção e uma cultura de que a Agricultura Familiar é um espaço de vida".
A feira da agricultura familiar tem como objetivo fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste e promover o intercâmbio de políticas públicas entre governos e movimentos sociais, além de fortalecer o cooperativismo e oferecer formação, por meio de oficinas e cursos sobre acesso à terra, produção de alimentos saudáveis e agroecologia.